terça-feira, 30 de julho de 2013

EXERCÍCIOS REVISIONAIS A3 - 2º ANO

EXERCÍCIOS REVISIONAIS
(LITERATURA- 2º ANO- Ensino médio)
Aluno:
Turma:
Professor:


Texto
“Assim como as teorias Marx E Engels, o marxismo socialista, entende-se  que são as relações de produção e reprodução da vida material que determinarão a vida  social de cada indivíduo, e que embora ele tenha liberdade em seus relacionamentos, estes sempre serão marcados pelo entorno econômico no qual eles ocorrem. Dessa maneira, o indivíduo é totalmente assujeitado às condições econômicas e sociais da sociedade na qual ele está inserido. Desse modo, ―segundo as teses marxistas, o modo de produção da vida material domina o desenvolvimento da vida social, política, intelectual de uma sociedade. Assim, a economia determina em última instância uma formação social.”
JIMENEZ, Michele de Oliveira (PG – UNIOESTE)


01. Considerando o fragmento acima, analise o conto Pai contra mãe associando as ideias apresentadas pelo pelos textos e com a escola Realista.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



02. Julgue as afirmativas a seguir como falsas (F) ou verdadeiras (V).

I – Machado de Assis escreveu romances e contos realistas com um tom mais psicológico;
II – o Romantismo e o Realismo são antagônicos, pois aquele buscava um Brasil idealizado, enquanto este desvela as mazelas da sociedade;
III – o Naturalismo não se harmoniza com o Realismo;
IV – No Naturalismo, há preocupação com a estética do texto (expressão do belo);
V – no Naturalismo, a sociedade é tratada sob um olhar documental.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a) V-F-F-F-V
b) V-V-F-F-V
c) V-V-V-F-F
d) V-V-F-F-F
e) F-F-V-V-F


Texto
‘’Ora, pegar escravos fugidios era um ofício do tempo. Não seria nobre, mas por ser instrumento da força com que se mantêm a lei e a propriedade, trazia esta outra nobreza implícita das ações reivindicadoras. Ninguém se metia em tal ofício por desfastio ou estudo; a pobreza, a necessidade de uma achega, a inaptidão para outros trabalhos, o acaso, e alguma vez o gosto de servir também, ainda que por outra via, davam o impulso ao homem que se sentia bastante rijo para pôr ordem à desordem.” Machado de Assis


03.
O trecho anterior, do extraordinário conto de Machado de Assis, apresenta uma das características de sua prosa. Julgue os itens verdadeiro s ou falsos.

A ( ) do pessimismo.
B ( ) do humor.
C ( ) da denúncia da hipocrisia e do egoísmo.
D ( ) da análise psicológica da personagem.
E () do leitor incluso.

04. A estruturação das cenas do conto Pai contra Mãe:

a) estabelece uma linha cronológica em sentido inverso, adequando- se, assim, à condição de uma narrativa às avessas.
b) revela os movimentos caprichosos de um narrador sem obrigações com a cronologia e a forma do romance convencional.
c) revela compromisso com a linha temporal e com a constituição das personagens, cujo caráter  se define na vertigem das cenas.
d) estabelece um padrão próprio, constituindo-se numa série de divagações sobre a impossibilidade de se organizar a narrativa.
e) revela a preocupação do narrador em submeter constantemente a matéria narrada ao julgamento do leitor, de quem espera a absolvição para tanta desfaçatez.





05. Machado de Assis foi e é um dos grandes expoentes da literatura nacional. Sua maneira peculiar de escrever romances tornou-se sua marca. Assinale a alternativa INCORRETA sobre Machado de Assis

a) encerrou o Romantismo e introduziu o Realismo no Brasil
b) promoveu as idéias positivistas e deterministas em sua obra
c) criou obras que exploraram o dialogismo
d) para ele, tudo era relativo
e) observador do mundo a sua volta, sobretudo da cidade do Rio de Janeiro


 06. (PUC-RS) Sobre O Cortiço, obra naturalista de Aluísio Azevedo, autor contemporâneo de Machado de Assis, é correto afirmar:

a) as personagens representam seres humanos em busca da harmonia espiritual.
b) a linearidade da narrativa define seu caráter inovador.
c) a descrição impressionista do espaço associa-se à representação das personagens.
d) o determinismo do meio constitui-se na tese predominante do autor.
e) a reflexão acerca da psique humana aparece de forma subliminar.



07.(PUC-PR) Uma das características do Naturalismo é o determinismo. Assinale a alternativa que contém o exemplo correto para essa característica.

a) determinismo é apresentar a vida como ela é.
b) determinismo é a tendência de imitar a realidade.
c) o destino das personagens está subordinado às condições de raça, meio e momento histórico.
d) o narrador determina qual é o conflito que viverão as personagens.
e) a paisagem e as personagens obedecem a uma ordem científica.



08. As escolas literárias presentes na segunda metade do século XIX e que tratavam, de forma realista, o homem e seu comportamento foram o Realismo e o Naturalismo. Leia as seguintes afirmativas sobre dois autores dos movimentos literários acima referidos e marque Verdadeiro (V) ou Falso (F)

(   ) Machado de Assis foi o único escritor realista brasileiro
(  ) Aloísio de Azevedo produziu, além de “O Cortiço”, “O Mulato”, “O homem” e “Casa de Pensão”
(  ) a prosa machadiana é mais voltada para o lado social, enquanto Aloísio Azevedo buscava uma análise psicológica de suas personagens

a) V-V-F
b) F-V-F
c) F-V-V
d) F-F-V
e) V-F-V


09. No Naturalismo, temos a tendência documental dos fatos, tal como ocorrem, e que situam o homem no meio em que vive. Em O cortiço, de Aloísio Azevedo, um aglomerado de pessoas vive em um ambiente sujo e tumultuado, que é o cortiço.

Sobre a estética naturalista, podemos dizer que se trata de:

a) uma narrativa documental, preocupada em registrar o comportamento do homem
b) um narrador imerso na vida das personagens, por quem tem compaixão
c) uma visão do homem culto e instruído, portanto diferente dos animais
d) um jogo de paradoxos que coloca as personagens em diferentes planos
e) uma distinção de comportamento, que coloca o homem em posição superior à do animal


10. O Realismo, movimento literário que buscava um maior trato da realidade, foi um movimento de:

a) irracionalismo
b) maior preocupação com a objetividade
c) volta ao passado
d) exacerbação ultra-romântica
e) moralismo


11. O Naturalismo surgiu na França, através de Émile Zola, autor do romance experimental. No Brasil, Aluísio Azevedo reafirma a ideologia do Naturalismo em O Cortiço, e cumpre alguns princípios cientificistas vigentes na segunda metade do século XIX.

Dentre as afirmativas abaixo, assinale aquela que NÃO corresponde às propostas da escola naturalista

a) Em O Cortiço, Aluísio Azevedo exprime um conceito naturalista da vida e, ao idealizar seus personagens, integra-os a elementos de uma natureza convencional.
b) O narrador de O Cortiço acentua o lado instintivo do ser humano através de um processo de zoomorfização, identificando seus personagens a diferentes animais, sobretudo a insetos e vermes, quando os descreve em seu vaivém pelo cortiço.
c)Ao enfatizar as atitudes inescrupulosas de João Romão para com os habitantes do cortiço, em especial para com a negra Bertoleza, o autor confirma as preocupações sociais do Naturalismo em sua inclinação reformadora.
d) Os personagens de O Cortiço constituem-se, em sua maioria, dos operários das pedreiras, das lavadeiras e de outros miseráveis que ali vivem de forma degradante, o que evidencia a preferência do escritor naturalista pelas camadas mais baixas da sociedade.
e) O caráter determinista da obra tem como símbolo a personagem Pombinha, que, se antes era “pura” e de boa conduta moral, acaba prostituindo-se por força daquele meio sórdido e animalesco.


12. Leia o seguinte comentário de Antonio Candido sobre Machado de Assis:

“(...) ele cultivou o elíptico, o incompleto, o fragmentário, intervindo na narrativa com bisbilhotice saborosa, lembrando ao leitor que atrás dela estava a sua voz convencional”.

A partir desta citação, COMENTE como as características apontadas por Candido se aplicam ao romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.



“O que nos fascina na personalidade de Machado de Assis é o encontro com um representante genuíno do espírito trágico (...) A presença do trágico é, com efeito, sintoma de grande maturidade, porque está sempre ligada à época clássica de uma nação, ao apogeu equilíbrio de suas forças. O artista trágico cria então os modelos que hão de sobreviver e inspirar a alma popular, ratificando a consciência e o caráter da coletividade”

Barreto Filho. Machado – o espírito da tragédia. In: Alfredo Bosi et al. Machado de Assis. São Paulo: editora Ática, 1982.

Com base no comentário acima, ESCREVA brevemente sobre a tragédia na narrativa de Dom Casmurro.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


13.Machado de Assis foi um dos grandes expoentes da literatura brasileira. Seu modo de escrever era peculiar. EXPLIQUE com suas palavras os traços mais característicos desse autor em sua obra.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13. Realismo é o nome atribuído ao estilo literário presente na segunda metade do século XIX. EXPLIQUE com suas palavras a razão de esta escola literária carregar tal nome.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.



14. O trecho abaixo é parte do último capítulo de Dom Casmurro, de Machado de Assis:

“O resto é saber se a Capitu da Praia da Glória já estava dentro da de Mata-cavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente. Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap. IX, vers. I: “Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti”. Mas eu creio que não, e tu concordarás comigo; se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca.”

O trecho acima contém uma característica marcante de Machado de Assis. COMENTE sobre essa característica em um pequeno texto.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



As próximas duas questões referem-se ao conto “O empréstimo”, de Machado de Assis.

O empréstimo.
  Custódio, andando na rua, sem almoço e sem vintém, parecia levar após si um exército. A causa não era outra mais do que o contraste entre a natureza e a situação, entre a alma e a vida. Esse Custódio nascera com a vocação da riqueza, sem a vocação do trabalho. Tinha o instinto das elegâncias, o amor ao supérfluo, das belas damas, dos tapetes finos, dos móveis raros.(...) Mas não tinha dinheiro, nem aptidão de o ganhar; por outro lado precisava viver...
-                                               Venho pedir-lhe(...) cinco contos de réis.(...)
  O tabelião tirou da carteira cinco mil réis.
-                                         Não tenho mais – disse Vaz Nunes.(...)
  Custódio aceitou, não triste, ou de má cara, mas risonho, como se tivesse conquistado a Ásia Menor. Era o jantar certo, resíduo de uma grande ambição, num ímpeto de águia, que ora  batia modestamente as asas de frango rasteiro.



15. Leia o excerto do conto “O empréstimo”, de Machado de Assis.

A respeito da narrativa lida, é CORRETO afirmar que o

a) texto esboça com malícia qual é o caráter da personagem Custódio.
b) protagonista consegue conciliar os gastos altos com o trabalho árduo.
c) personagem principal é descrito pelo narrador como ambicioso.
d) objetivo do locutor do texto limita-se à descrição minuciosa dos fatos.
e) dinheiro é considerado pelo narrador como um dos males da humanidade.



16. De ‘O empréstimo’, exemplificaram-se várias características típicas do autor realista, Machado de Assis. Marque a alternativa em que a exemplificação está CORRETA.

a) Diálogo com leitor: -Venho pedir-lhe(...) cinco contos de réis.(...)
b) Ironia: Custódio, andando na rua, sem almoço e sem vintém, parecia levar após si um exército.
c) Trocadilho: Custódio nascera com a vocação da riqueza, sem a vocação do trabalho.
c) Humor: Tinha o instinto das elegâncias, o amor ao supérfluo, das belas damas, dos tapetes finos, dos móveis raros...
e) Análise filosófica: A causa não era outra mais do que o contraste entre a natureza e a situação, entre a alma e a vida.


Texto
Eça de Queiroz afirmava:
O Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houver de mau na nossa sociedade.

17. Para realizar essa proposta literária, quais os recursos utilizados no discurso realista? Selecione-os na relação abaixo e depois assinale a alternativa que os contém.

1.         preocupação revolucionária, atitude de crítica e de combate
2.         imaginação criadora
3.         personagens frutos de observação; tipos concretos e vivos
4.         linguagem natural, sem rebuscamento
5.         preocupação com mensagem que revela concepção materialista do homem
6.         senso de mistério
7.         retorno ao passado clássico
8.         determinismo biológico e social

a) 1, 2, 3, 5, 7, 8.
b) 2, 3, 4, 6, 7.
c) 1, 3, 4, 5, 8.
d) 2, 3, 4, 5, 8.
e) 3,, 4, 5, 6, 7.



18. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a prosa naturalista.

a) As personagens expressam dependência do homem com as leis naturais.
b) O estilo caracteriza-se por um descritivismo capaz de refletir uma visualização pictórica dos ambientes.
c) Os tipos são bem delimitados, física e moralmente, compondo verdadeiras representações caricaturais.
d) O objetivo maior é aprofundar nos romances a dimensão psicológica das personagens.
e) O comportamento das personagens e sua movimentação no espaço determinam-lhe a condição narrativa.




19 comentários:

  1. Postou atividade sem gabarito, que inutil

    ResponderExcluir
  2. boa tarde , gostaria de obter o gabarito. é possível? Grata!

    ResponderExcluir
  3. Alguém pode passar o gabarito. Por favor

    ResponderExcluir
  4. Bota o gabarito obg mas bota logo preciso até sexta

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Prof hackearan meu email
    Mas quero ainda as resposta

    ResponderExcluir
  7. Número do whatsapp para passar o gabarito 99062079

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, tudo bem?
      Vc já tem o gabarito? Qual seu DDD man, pra conseguir entrar em contato com você? Estou precisando dele também.
      Abraço!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir