segunda-feira, 17 de setembro de 2012

EXERCÍCIOS.REC.2º TRIM.MÉDIO (PRODUÇÃO DE TEXTO)


LISTA DE EXERCÍCOS  DE RECUPERAÇÃO (P.TEXTO/ MÉDIO) 2º TRIMESTRE-2012


1º ANO

1) Leia o texto abaixo:

“Só falta o senado aprovar o projeto de lei [sobre o uso de  termos estrangeiros no Brasil] para que palavras como shopping center, delivery e drive-trough sejam  proibidas em nomes de estabelecimentos e marcas. Engajado nessa valorosa luta contra o inimigo ianque, que quer fazer área de livre comércio com nosso inculto e belo idioma, venho sugerir algumas outras medidas que serão de extrema importância para a preservação da soberania nacional: Nenhum cidadão carioca ou gaúcho poderá dizer Tu vai em espaços públicos; nenhum dono de borracharia poderá escrever a palavra ‘borraxaria; nenhum livro de gramática obrigará os alunos a utilizar colocações pronominais como ‘casar-me-ei’ ou ‘ou ver-se-ão [...]”

PIZA, Daniel. Uma proposta imodesta. O Estado de São Paulo, 08/09/2004

Com base na leitura do trecho acima responda as questões:

a) Defina o tema núcleo do texto lido e exponha a sua opinião a respeito do mesmo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Podemos dizer que o autor assume uma postura irônica com relação ao projeto de lei que visa sugerir medidas que inibam determinados usos da língua? Justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Leia o quadrinho abaixo:



A partir da leitura do quadrinho julgue os itens abaixo verdadeiros ou falsos:

(   ) O humor constitui, no quadrinho, um elemento de crítica.
(   ) O quadrinho possui um caráter dissertativo, visto que, apesar do humor defende uma tese.
(  ) Implicitamente um dos personagens é responsável por referir-se a um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade brasileira: a insatisfação com os políticos.
(  ) A utilização do humor como recurso torna a crítica do quadrinho pouco produtiva.
(    ) Predomina no quadrinho a utilização de linguagem coloquial.

3)  Leia o texto que segue:
Infância perdida

    “Nossos ‘meninos de rua’ não são muito diferentes dos ‘meninos soldados’ de Serra Leoa ou das milhares de crianças vítimas de guerras espalhadas pelo mundo. Infelizmente, o Brasil está cometendo contra suas crianças a mesma violência que cometem outros países contra os direitos humanos dos pequeninos. Os brasileiros não podem se escandalizar com o que ocorre em outros países. Diariamente vemos, insensíveis, o que sofrem nossas crianças, sem escola, sem família, sem infância, sujeitas a maus-tratos, à prostituição, à morte e às drogas em cada esquina”

Ângela Luíza, VEJA, maio de 2005.


PROPOSTA DE REDAÇÃO:

A partir do texto acima, redija um parágrafo dissertativo sobre o tema “infância perdida”.

ORIENTAÇÕES:    

- Mínimo de 20 linhas;
- Redija-o à caneta;
- Esteja atento aos critérios de clareza, coesão e coerência;
- Dê um título a seu texto.


______________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 


2º ANO

1) Leia a charge a seguir:


A partir da charge responda as questões a seguir:

a) Considerando o tema da charge, produza um pequeno parágrafo argumentativo expressando sua opinião a respeito.




b) A charge é considerada um texto? Justifique
.




2) Leia o trecho a seguir.
           
“No Brasil, a situação econômica é cada vez mais problemática. Por ser muito problemática, a economia do Brasil atravessa vários problemas como: o aumento dos juros, o congelamento dos salários e o desemprego de muitos brasileiros. A crise econômica acarreta muitos problemas aos brasileiros.”

A partir da leitura do trecho, julgue os itens a seguir verdadeiros ou falsos.

(   ) O trecho encontra-se confuso devido a repetição desnecessária de alguns termos.
(   ) A repetição não pode ser vista como um defeito, visto que tem a função de reforçar o que está sendo afirmado.
(   ) O trecho lido poderia ser reestruturado da seguinte maneira: “A situação econômica brasileira é  problemática: aumento de juros, congelamento dos salários e desemprego.”
(   ) O principal defeito do texto lido é a redundância, visto que há repetição de vários termos de forma desnecessária.
(   ) Além da redundância, o trecho lido traz também o desrespeito às normas gramaticais, o que pode ser percebido através dos vários vocábulos grafados de forma incorreta.

           
3) Leia o trecho a seguir:

“Nas últimas décadas, a inovação tecnológica tem provocado mudanças substanciais na vida da sociedade. Entre essas mudanças não poderíamos deixar de incluir a internet. A rede mundial de computadores provocou e tem provocado uma verdadeira revolução em setores diversos da sociedade. Responsável por facilitar a vida de muitas pessoas, a internet também tem sido responsável por disseminar uma nova modalidade de crime, o que tem sido chamado de criminalidade virtual”
(Istoé, dezembro de 2004)

Tendo como base o trecho acima, redija um texto dissertativo atentando para os aspectos de clareza, coesão e coerência. (Mínimo de 20 linhas)

______________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3º ANO

Leia texto abaixo:
Internet: a revolução.
Daqui para frente, tudo vai ser diferente! Mais do que os versos de uma velha canção do Rei, a frase representa o que a Internet está fazendo conosco e com a sociedade como a conhecemos. Nunca foi tão fácil ter acesso à tamanha quantidade de informações e de fontes tão diferentes. Das guerrilhas de Chiapas, no México, aos laboratórios de tecnologia mais avançados do mundo.
Praticamente tudo pode ser encontrado na Rede. E não é só o acesso ao conhecimento que está mudando. A Internet está modificando a forma como as pessoas se relacionam, aprendem, compram, consultam o médico entre outras coisas. É por isso que muita gente está intitulando o período em que vivemos como a era da revolução da informação.
É bom deixar claro que se trata, antes de tudo, de uma revolução cultural. Um computador conectado à rede permite acesso à informação sobre os mais variados assuntos, onde quer que eles estejam localizados. Há opções para todos os gostos. Os mais intelectualizados podem comprar livros em uma livraria virtual. Os amantes da música pesquisam a biografia de seu compositor favorito, compram um CD que já está fora de catálogo e até copiam arquivos de música digital na Rede. As opções não param por aí. Os preocupados com a previsão do tempo têm à disposição uma centena de locais para checar as condições meteorológicas de qualquer local do planeta.
Mas, tudo tem dois lados, com toda revolução propiciada pelo surgimento da internet vieram também muitos problemas. A criminalidade virtual é o principal deles, a proliferação de crimes diversos gera uma grande discussão em toda sociedade, pois, a dificuldade de punição nesses tipos de crimes tem sido um grande problema, pela ausência de uma legislação específica.

                Apesar disso tudo, hoje em dia a internet passou a fazer parte de nossas vidas, viver sem ela seria “impossível” para alguns. Este é um novo mundo que nos traz a possibilidade de expandir nossos conhecimentos e nos oferece uma grande gama de possibilidades de entretenimento. Saber usá-la de maneira ordenada e produtiva é algo intrínseco a cada um.

                                                                                                                                                       ( Autor desconhecido- texto adaptado)


1)A partir da leitura dos textos, responda as questões a seguir:

a) Tomando como base a leitura do texto, estabeleça a relação entre os vocábulos INTERNET X REVOLUÇÃO.



b) Que elementos presentes no texto caracterizam-no como dissertativo-argumentativo?



2) Leia os anúncios a seguir.






A partir da leitura doa anúncio acima, julgue os itens a seguir.

(  ) Os anúncios publicitários acima, embora possuam predominantemente linguagem verbal, também são considerados textos, visto que possuem unidade de sentido.
(   ) Por serem comerciais, os anúncios lidos têm a mesma função: divulgar uma ideia.
(  )A linguagem predominante é a norma culta, mas, também poderia ser utilizada linguagem informal, pois, o anúncio publicitário permite variação de linguagem.
(   ) Os anúncios acima trazem exemplos claros de uma das principais características dos textos publicitários: A mescla de linguagem verbal e linguagem visual.
(   ) O slogan é um dos elementos fundamentais em um anúncio, esse elemento não aparece nos anúncios lidos.

                                                        
3) Leia o trecho abaixo:

A sociedade moderna e o consumismo: causas e possíveis saídas para esse problema.
A sociedade moderna se caracteriza por apresentar comportamentos muito peculiares. Entre eles, o consumismo tornou-se uma marca registrada da nossa era. Os motivos para isso são os mais variados: desde um ímpeto incontrolável à necessidade de suprir carências afetivas a bens materiais e de consumo tidos como primeiras necessidades à sobrevivência. O problema é que tal comportamento nem sempre traz bons resultados. Chegamos ao ponto de essa ânsia desenfreada pelo consumo ter sido incluída entre as doenças modernas e denominada de compulsão. Cura não há, mas pode, pelo menos, ser controlada se o indivíduo tomar as providências necessárias para o caso. “

PROPOSTA DE REDAÇÃO:

Produza um texto dissertativo a partir do tema central do trecho lido, atentado para as seguintes instruções:

- Mínimo de 20 linhas;
- Redija-o à caneta;


______________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

59 comentários:

  1. sim e cadê as respostas ?

    ResponderExcluir
  2. pois é, atividades interessantes, mas sem as respostas deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.
    Envie-me as respostas jeffreys70@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, você poderia, por favor, me enviar as respostas? Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! envia-me as respostas para esse email: vanvanguimaraes07@hotmail.com
    No aguardo!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! envia-me as respostas para esse email: vanvanguimaraes07@hotmail.com
    No aguardo!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!
    Por gentileza envie as respostas no email andre.fsantosb2@gmail.com
    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelas atividades... adorei seu blog

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. ENVIE POR FAVRO AS RESPOSTA NO jeancosta099@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Me envie as respostas no email maelefernandes@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Me envie as respostas no email lylyfteixeira@live.co.

    ResponderExcluir
  13. Favor enviar as respostas no email soraiaracioni@bol.com.br

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de receber as respostas!
    soraiaracioni@bol.com.br

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de receber as respostas!
    soraiaracioni@bol.com.br

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de receber as respostas!
    soraiaracioni@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem as respostas? Se puder me enviar, por favor, obrigado!!!

      Ermeson.android99@gmail.com

      Excluir
    2. Bom dia!
      Exercícios excelentes, mas preciso das respostas. Onde estão? Favor me enviar. smcsspro@gmail.com

      Excluir
  17. Gostaria também de receber as respostas, por favor!!!

    Ermeson.android99@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de receber as respostas, por favor!!!!

    Email:Rafaelvit@outlook.com

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de receber as respostas, por favor!!!!

    email:tainaracruz53@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. gostaria de saber as respostas
    email:sonia.vieiraviannasantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber as respostas
    Gmail:Leonematilda101010@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. oi gostaria de saber as respostas laisvitoriovargas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Oi gostaria muito de receber as respostas alexsandra.estancia@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de saber as respostas
    Gmail:Mizaelsousa23@Gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Muito bom! Poderia me enviar o gabarito? lorranyb.carvalho@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. quero a resposta..
    riansilva1678@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Poderia me enviar o gabarito?
    nildassoares2009@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Poderia me enviar o gabarito
    Patrick_maxima@Hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Boa Noite. Gostei muito da página e das atividades. Se possível gostaria de receber o gabarito da atividade do 3º ano, meu e-mail: caroline.pavan89@gmail.com
    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  30. Boa noite!
    Gostaria do gabarito das partes objetivas.
    meu e-mail:tattyqb@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Interessante, quero trabalhar com meus alunos.
    Gostaria de obter gabarito. (martasouza7557@gmail.com
    obrigada!

    ResponderExcluir
  32. Parabéns! muito bem elaborado. poderia enviar as respostas para
    dany.oliv.neves@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. Muito bom, só falta as respostas, pode enviar no meu e-mail, por favor.
    arogerioalves@htomail.com

    ResponderExcluir
  34. TAMBÉM GOSTARIA DAS RESPOSTAS! SÃO MUITO BOAS AS ATIVIDADES!
    lucianaluzinha@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  35. OLÁ PODE ME ENVIAR AS RESPOSTAS PARA mariaktiana@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Para esse e-mail anamaria2025sjd@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Poderia me manda as respostas ?
    wesley.cole15@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde,
    Envie-me as respostas bekaibn@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  39. Poderia me enviar as respostas por favor
    igorgt007@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Poderia me enviar as respostas
    cunhataina638@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. Olá, boa tarde!

    Poderia me enviar as respostas via e-mail.
    fabiola-bernardo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Olá. Poderia me enviar as respostas por e-mail
    denise.snunes08@gmail.com

    ResponderExcluir
  43. Ola, poderia enviar as respostas no meu e-mail karolgbsilva@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. Ola, poderia enviar as respostas no meu e-mail cacaufeitosa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  45. Gostaria de ter acesso as respostas! Envie pro meu e-mail. mc222447@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Olá, pode me mandar o gabarito? anapassuncao@gmail.com

    ResponderExcluir