EXERCÍCIOS. RECUPERAÇÃO.2º TRIM. PORTUGUÊS ( 6º ANO)
1)
Considere os seguintes períodos.
a)
Alberto nos disse que compraria
uma casa muito grande.
b)
As crianças estavam sozinhas no casebre.
c)
Os cientistas descobriram um asteróide em rota de colisão com a
terra.
A partir dos períodos acima, julgue os itens
a seguir verdadeiros ou falsos.
( )
No período A, temos na expressão destacada, um exemplo de variação de grau do
substantivo, neste caso, aumentativo sintético.
( )
No segundo período B, o substantivo em destaque encontra-se no grau aumentativo
erudito.
( )
Os três períodos possuem termos no aumentativo, seja analítico ou sintético.
( )
O termo em destaque no período C
encontra-se no diminutivo sintético erudito.
( )
O item destacado no período B é um claro exemplo de adjetivo.
2) Leia
a tirinha a seguir.
A partir da leitura julgue os itens a seguir
verdadeiros ou falsos.
( )
De acordo com a tirinha, brincar de governo é fazer “bagunça”.
( )
Apesar de contar uma história, a tirinha não pode ser considerada um texto.
( )
A fala das personagens no último quadrinho sugere duas interpretações
possíveis.
( )
O termo nada, último quadrinho,
demonstra uma crítica implícita ao vocábulo governo,
presente no quadrinho I.
( )
O vocábulo absolutamente poderia ser
substituído por instantaneamente, sem
que houvesse prejuízo quanto ao sentido.
3) Leia o trecho a
seguir:
“Encontrei-a na rua 05, vestia uma velha blusa azul-celeste
que cobria-lhe o frágil corpo. Seus olhos denotavam um brilho pouco expressivo,
mas, pareciam dizer algo.O rosto de traços nipo-americanos trazia as marcas do
tempo, ainda assim, tinha uma beleza ímpar, enigmática. Fiquei estático a
contemplar tão frágil criatura”
A
partir da leitura, julgue os itens abaixo verdadeiros ou falsos.
( ) O
adjetivo composto azul-celeste, L.I, manteria a forma singular mesmo que o
substantivo a que se refere estivesse no plural.
( ) Pela
leitura do texto, é possível perceber certa compaixão e admiração do observador
pela personagem que é a referência da descrição, isso pode ser percebido pela
utilização de adjetivos como frágil e enigmática.
( ) O
adjetivo pátrio nipo-americanos, L.III, deveria vir no singular, pois, refere-se ao
substantivo rosto.
( ) A palavra
estático (L.3) é um substantivo e
poderia ser substituída por surpreso,
sem que ocorra alteração de sentido.
( ) Na linha
IV, os adjetivos ímpar
e enigmática referem-se ao substantivo beleza,
presente na mesma linha.
4) Leia os períodos a seguir:
I )
O corrupto foi preso em função do
desvio de verbas.
II)
O político corrupto foi vaiado pelos
eleitores durante a sessão.
A partir da leitura, indique a classe gramatical dos
termos destacados nos períodos I e II.
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5)
Considere os seguintes períodos.
I) O atleta potiguar
venceu a Maratona Internacional de Nova Iorque.
II) As camisas verde-limão
são muito vendidas.
III) O garoto surdo-mudo
foi beneficiado pela decisão da justiça.
A partir da leitura dos períodos acima,
julgue os itens a seguir verdadeiros ou falsos.
( )
No período I, o adjetivo potiguar
refere-se a alguém nascido no estado do Espírito Santo.
( )
O adjetivo composto surdo-mudo
(período III), não sofre variação de número, pois, é formado por dois
substantivos.
( ) Há erro de concordância no período II, pois,
o adjetivo composto verde-limão
deveria vir no plural, concordando com o substantivo a que se refere: camisas.
( )
No período III, a locução adjetiva “da justiça” poderia ser substituída pelo
adjetivo “judicial” sem que houvesse prejuízo quanto ao sentido.
( )
Quanto ao gênero, o adjetivo beneficiado é
um biforme, ou seja, varia de acordo com o gênero do substantivo a que se
refere.
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