segunda-feira, 17 de setembro de 2012

EXERCÍCIOS.REC.2º TRIM.MÉDIO (PRODUÇÃO DE TEXTO)


LISTA DE EXERCÍCOS  DE RECUPERAÇÃO (P.TEXTO/ MÉDIO) 2º TRIMESTRE-2012


1º ANO

1) Leia o texto abaixo:

“Só falta o senado aprovar o projeto de lei [sobre o uso de  termos estrangeiros no Brasil] para que palavras como shopping center, delivery e drive-trough sejam  proibidas em nomes de estabelecimentos e marcas. Engajado nessa valorosa luta contra o inimigo ianque, que quer fazer área de livre comércio com nosso inculto e belo idioma, venho sugerir algumas outras medidas que serão de extrema importância para a preservação da soberania nacional: Nenhum cidadão carioca ou gaúcho poderá dizer Tu vai em espaços públicos; nenhum dono de borracharia poderá escrever a palavra ‘borraxaria; nenhum livro de gramática obrigará os alunos a utilizar colocações pronominais como ‘casar-me-ei’ ou ‘ou ver-se-ão [...]”

PIZA, Daniel. Uma proposta imodesta. O Estado de São Paulo, 08/09/2004

Com base na leitura do trecho acima responda as questões:

a) Defina o tema núcleo do texto lido e exponha a sua opinião a respeito do mesmo.
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b) Podemos dizer que o autor assume uma postura irônica com relação ao projeto de lei que visa sugerir medidas que inibam determinados usos da língua? Justifique sua resposta.
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2) Leia o quadrinho abaixo:



A partir da leitura do quadrinho julgue os itens abaixo verdadeiros ou falsos:

(   ) O humor constitui, no quadrinho, um elemento de crítica.
(   ) O quadrinho possui um caráter dissertativo, visto que, apesar do humor defende uma tese.
(  ) Implicitamente um dos personagens é responsável por referir-se a um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade brasileira: a insatisfação com os políticos.
(  ) A utilização do humor como recurso torna a crítica do quadrinho pouco produtiva.
(    ) Predomina no quadrinho a utilização de linguagem coloquial.

3)  Leia o texto que segue:
Infância perdida

    “Nossos ‘meninos de rua’ não são muito diferentes dos ‘meninos soldados’ de Serra Leoa ou das milhares de crianças vítimas de guerras espalhadas pelo mundo. Infelizmente, o Brasil está cometendo contra suas crianças a mesma violência que cometem outros países contra os direitos humanos dos pequeninos. Os brasileiros não podem se escandalizar com o que ocorre em outros países. Diariamente vemos, insensíveis, o que sofrem nossas crianças, sem escola, sem família, sem infância, sujeitas a maus-tratos, à prostituição, à morte e às drogas em cada esquina”

Ângela Luíza, VEJA, maio de 2005.


PROPOSTA DE REDAÇÃO:

A partir do texto acima, redija um parágrafo dissertativo sobre o tema “infância perdida”.

ORIENTAÇÕES:    

- Mínimo de 20 linhas;
- Redija-o à caneta;
- Esteja atento aos critérios de clareza, coesão e coerência;
- Dê um título a seu texto.


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2º ANO

1) Leia a charge a seguir:


A partir da charge responda as questões a seguir:

a) Considerando o tema da charge, produza um pequeno parágrafo argumentativo expressando sua opinião a respeito.




b) A charge é considerada um texto? Justifique
.




2) Leia o trecho a seguir.
           
“No Brasil, a situação econômica é cada vez mais problemática. Por ser muito problemática, a economia do Brasil atravessa vários problemas como: o aumento dos juros, o congelamento dos salários e o desemprego de muitos brasileiros. A crise econômica acarreta muitos problemas aos brasileiros.”

A partir da leitura do trecho, julgue os itens a seguir verdadeiros ou falsos.

(   ) O trecho encontra-se confuso devido a repetição desnecessária de alguns termos.
(   ) A repetição não pode ser vista como um defeito, visto que tem a função de reforçar o que está sendo afirmado.
(   ) O trecho lido poderia ser reestruturado da seguinte maneira: “A situação econômica brasileira é  problemática: aumento de juros, congelamento dos salários e desemprego.”
(   ) O principal defeito do texto lido é a redundância, visto que há repetição de vários termos de forma desnecessária.
(   ) Além da redundância, o trecho lido traz também o desrespeito às normas gramaticais, o que pode ser percebido através dos vários vocábulos grafados de forma incorreta.

           
3) Leia o trecho a seguir:

“Nas últimas décadas, a inovação tecnológica tem provocado mudanças substanciais na vida da sociedade. Entre essas mudanças não poderíamos deixar de incluir a internet. A rede mundial de computadores provocou e tem provocado uma verdadeira revolução em setores diversos da sociedade. Responsável por facilitar a vida de muitas pessoas, a internet também tem sido responsável por disseminar uma nova modalidade de crime, o que tem sido chamado de criminalidade virtual”
(Istoé, dezembro de 2004)

Tendo como base o trecho acima, redija um texto dissertativo atentando para os aspectos de clareza, coesão e coerência. (Mínimo de 20 linhas)

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3º ANO

Leia texto abaixo:
Internet: a revolução.
Daqui para frente, tudo vai ser diferente! Mais do que os versos de uma velha canção do Rei, a frase representa o que a Internet está fazendo conosco e com a sociedade como a conhecemos. Nunca foi tão fácil ter acesso à tamanha quantidade de informações e de fontes tão diferentes. Das guerrilhas de Chiapas, no México, aos laboratórios de tecnologia mais avançados do mundo.
Praticamente tudo pode ser encontrado na Rede. E não é só o acesso ao conhecimento que está mudando. A Internet está modificando a forma como as pessoas se relacionam, aprendem, compram, consultam o médico entre outras coisas. É por isso que muita gente está intitulando o período em que vivemos como a era da revolução da informação.
É bom deixar claro que se trata, antes de tudo, de uma revolução cultural. Um computador conectado à rede permite acesso à informação sobre os mais variados assuntos, onde quer que eles estejam localizados. Há opções para todos os gostos. Os mais intelectualizados podem comprar livros em uma livraria virtual. Os amantes da música pesquisam a biografia de seu compositor favorito, compram um CD que já está fora de catálogo e até copiam arquivos de música digital na Rede. As opções não param por aí. Os preocupados com a previsão do tempo têm à disposição uma centena de locais para checar as condições meteorológicas de qualquer local do planeta.
Mas, tudo tem dois lados, com toda revolução propiciada pelo surgimento da internet vieram também muitos problemas. A criminalidade virtual é o principal deles, a proliferação de crimes diversos gera uma grande discussão em toda sociedade, pois, a dificuldade de punição nesses tipos de crimes tem sido um grande problema, pela ausência de uma legislação específica.

                Apesar disso tudo, hoje em dia a internet passou a fazer parte de nossas vidas, viver sem ela seria “impossível” para alguns. Este é um novo mundo que nos traz a possibilidade de expandir nossos conhecimentos e nos oferece uma grande gama de possibilidades de entretenimento. Saber usá-la de maneira ordenada e produtiva é algo intrínseco a cada um.

                                                                                                                                                       ( Autor desconhecido- texto adaptado)


1)A partir da leitura dos textos, responda as questões a seguir:

a) Tomando como base a leitura do texto, estabeleça a relação entre os vocábulos INTERNET X REVOLUÇÃO.



b) Que elementos presentes no texto caracterizam-no como dissertativo-argumentativo?



2) Leia os anúncios a seguir.






A partir da leitura doa anúncio acima, julgue os itens a seguir.

(  ) Os anúncios publicitários acima, embora possuam predominantemente linguagem verbal, também são considerados textos, visto que possuem unidade de sentido.
(   ) Por serem comerciais, os anúncios lidos têm a mesma função: divulgar uma ideia.
(  )A linguagem predominante é a norma culta, mas, também poderia ser utilizada linguagem informal, pois, o anúncio publicitário permite variação de linguagem.
(   ) Os anúncios acima trazem exemplos claros de uma das principais características dos textos publicitários: A mescla de linguagem verbal e linguagem visual.
(   ) O slogan é um dos elementos fundamentais em um anúncio, esse elemento não aparece nos anúncios lidos.

                                                        
3) Leia o trecho abaixo:

A sociedade moderna e o consumismo: causas e possíveis saídas para esse problema.
A sociedade moderna se caracteriza por apresentar comportamentos muito peculiares. Entre eles, o consumismo tornou-se uma marca registrada da nossa era. Os motivos para isso são os mais variados: desde um ímpeto incontrolável à necessidade de suprir carências afetivas a bens materiais e de consumo tidos como primeiras necessidades à sobrevivência. O problema é que tal comportamento nem sempre traz bons resultados. Chegamos ao ponto de essa ânsia desenfreada pelo consumo ter sido incluída entre as doenças modernas e denominada de compulsão. Cura não há, mas pode, pelo menos, ser controlada se o indivíduo tomar as providências necessárias para o caso. “

PROPOSTA DE REDAÇÃO:

Produza um texto dissertativo a partir do tema central do trecho lido, atentado para as seguintes instruções:

- Mínimo de 20 linhas;
- Redija-o à caneta;


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