terça-feira, 18 de setembro de 2012

RECADO IMPORTANTE AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL


Caros alunos do ensino fundamental,

Conforme já exposto, a disciplina produção de texto possui um modelo avaliativo diferenciado. A recuperação será composta por 3 avaliações: Dois trabalhos (Valor: 3,0 pts, cada) feitos a partir da leitura de duas obras literárias, além de prova discursiva (3,0 pts) que abordará o conteúdo teórico trabalhado durante o trimestre. Fechando a nota, será concedido até 1,0 ponto de conceito (Avaliação subjetiva). Os roteiros dos trabalhos já estão postados, sigam as propostas rigorosamente.


Atenciosamente,


                                                                                                                     
                                                                                                         Prof. Daniel 


IMPORTANTE: Os trabalhos deverão ser entregues até o prazo máximo de 27/09    ( 6º ano e 7ª série).

EXERC.RECUP. (PORTUGUÊS-7ª SÉRIE)


EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO (PORTUGUÊS-7ª SÉRIE)

Aluno:
Turma:
Professor:

Leia o texto abaixo.


Metas de reduzir a pobreza na África não foram atingidas, revela ONU

     
Um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, divulgado nesta quinta-feira, alertou que não foram atingidas as metas de reduzir o número de pobres e a fome no continente africano. No plano global, o documento mostrou avanços na redução da pobreza, em grande parte graças ao significativo progresso na Ásia. No entanto, advertiu para a grave situação da África, o que reflete as dificuldades para atender às necessidades humanas vitais. O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, considerou que "são resultados desiguais". "Se as tendências atuais persistirem, muitos dos países mais pobres não poderão alcançar muitos, talvez nenhum, dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", disse Annan."Considerando o quanto avançamos, tal fracasso seria uma oportunidade tragicamente perdida", completou, Kofi Annan ressaltou ainda que as tentativas internacionais para cumprir as metas de desenvolvimento são cruciais. "Em vez de apenas fixar os objetivos os líderes mundiais devem decidir os passos concretos para atingi-los", frisou.
O número de pessoas que sobrevivem com menos de US$ 1 por dia na África aumentou de 86 milhões em 1990 para 313 milhões em 2001. Ao todo, cerca de 1 bilhão de pessoas - ou uma a cada cinco - continuam vivendo abaixo da linha da pobreza. "Para os mais pobres na África, a renda média caiu de 62 centavos (de dólar) por dia, em 1990, para 60 centavos em 2001", revelou o informe. Estas conclusões negativas vão aumentar a pressão sobre os líderes mundiais, no momento em que se aproxima a Cúpula do G-8 (Grupo dos sete mais ricos e mais a Rússia), na qual a África será tema principal.
Outra má notícia, de acordo com o relatório, é que a Aids e a transmissão do vírus HIV continuam devastando grande parte do mundo, com 3,1 milhões de mortes em 2004 e 4,9 milhões de novos infectados. O número de pessoas que passam fome no mundo chegou a 815 milhões em 2002, ou seja, 9 milhões a menos do que em 1990, mas esta redução não aconteceu no plano global, devido ao aumento de milhões nessa condição na África. Este também foi o continente que registrou metade das mortes de crianças com menos de cinco anos, com sistemas de saúde deficientes, conflitos e Aids que ofuscaram os avanços na queda dos níveis de mortalidade infantil nos anos 70 e 80. Uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio é reduzir a mortalidade infantil em dois terços até 2015.O informe, adotado pelos líderes mundiais em 2000, que busca reduzir pela metade a extrema pobreza e a fome no mundo até 2015, também apontou uma desaceleração no processo de redução da mortalidade infantil e destacou que há 11 milhões de crianças com menos de cinco anos morrendo por causa de doenças curáveis.Em setembro próximo, os líderes mundiais vão se reunir nas Nações Unidas para participar de uma cúpula sobre as Metas do Milênio - encontro este descrito por Annan como um "momento-chave" para os pobres do mundo.

Folha de São Paulo, 13 de setembro de 2006.

1) A partir da leitura do texto, julgue os itens abaixo verdadeiros ou falsos.

(  ) De acordo com o texto, os índices de pobreza na África têm seguido um rumo contrário ao da maioria dos países do mundo, como os asiáticos, por exemplo.
(  ) O texto pode ser definido como  dissertativo argumentativo, visto que há uma severa crítica aos países desenvolvidos.
(  ) Segundo o texto, além da pobreza extrema, a AIDS tem sido também um  dos mais graves problemas enfrentados pelo continente africano.
(  ) A utilização de dados estatísticos, estudos, pesquisas, entre  outros, servem para dar credibilidade às informações trazidas pelo texto.
(  ) Na linha 6, o vocábulo “advertiu” pode ser substituído por “admitiu” sem que haja prejuízo quanto ao sentido.


2) Classifique as seguintes frases quanto as vozes verbais:

a)
Antônio sentiu-se largado dos fardos. (____________)

b) Tu jamais te contentaste para a tragédia. (____________)

c) O público apulparia o cantor. .(____________)

d) Analisar-se-ão os trabalhos esta tarde. .(____________)

e) Reformam-se casas. (____________)

f) Deram-se as mãos e caminharam lado a lado. (____________)

g) Os atletas insultavam-se. .(____________)

h) Estava-se feliz com o resultado da competição. (____________)

3) Tendo em vista a transitividade verbal e seus respectivos complementos, analise os termos em evidência de acordo com o código (OD) e/ou (OI):
a – Entregamos o livro ao professor. (   )            
b – Necessitamos de sua ajuda.         (   )                     
c – Não concordo com suas ideias.   (   )
d – Gostamos muito do passeio.       (   )
e – Aprecio a brisa da manhã.           (   )
4) Tendo como referência os termos em destaque, numere a 2ª coluna de acordo com a primeira:
( 1 ) adjunto adverbial de intensidade
( 2 ) adjunto adverbial de lugar
( 3 ) adjunto adverbial de modo
( 4 ) adjunto adverbial de causa
( 5 ) adjunto adverbial de tempo

(   ) Quando chegares do trabalho avise-me.
(   ) O discurso do diretor foi aplaudido com entusiasmo.
(   ) Visitaremos o litoral nordestino nestas férias.
(   ) Como chovia bastante, não fomos ao cinema, conforme combinado
(   )  Fiquei muito agradecida pela sua ajuda.

5) Leia o período a seguir.
O Brasil jovem está “curtindo” o vestibular.
Os termos destacados no período acima são, respectivamente:
a – (   ) adjunto adverbial e objeto direto
b – (   ) predicativo do sujeito e objeto direto
c – (    ) adjunto adnominal e complemento nominal
d – (    ) adjunto adnominal e objeto direto
e – (     ) adjunto adverbial e predicativo do sujeito
 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO 6ºANO.2º TRIM.2012 (PRODUÇÃO DE TEXTO)

TRABALHOS DE RECUPERAÇÃO 6ºANO.2º TRIM.2012 (PRODUÇÃO DE TEXTO)



Caros alunos, conforme já exposto, a disciplina produção de texto possui um modelo avaliativo diferenciado. A recuperação será composta por 3 avaliações: Dois trabalhos (Valor: 3,0 pts, cada) feitos a partir da leitura de duas obras literárias, além de prova discursiva (3,0 pts) que abordará o conteúdo teórico trabalhado durante o trimestre. Fechando a nota, será concedido até 1,0 ponto de conceito (Avaliação subjetiva).




1.      Você receberá 02 livros aleatoriamente e desenvolverá com eles, duas atividades diferentes.

2.      Todos os trabalhos deverão ser manuscritos, com letra legível e deverão obedecer aos critérios estipulados nestas orientações.
3.      Os livros serão entregues pelo(a) professor(a) de produção de textos no período de 17/09/2012 a 21/09/2012, somente aos alunos que se inscreverem para recuperação no prazo oferecido pela escola.
4.      Todos os trabalhos deverão conter informações sobre as obras: nome do livro, nome do autor, nome da editora, adaptação ( quando houver), ilustração( quando houver).
5.      Para a produção da história em quadrinhos, use folhas sem pautas.
6.      A ficha literária deverá ser respondida em folha de papel almaço e deve-se usar caneta de tinta azul ou preta. Não serão aceitos trabalhos feitos a lápis.
7.      As entregas dos trabalhos deverão ser feitas de 26/09/2011 a 28/09/2011, prazo máximo.
                  
v      As atividades deverão ser entregues exclusivamente para o(a) professor(a) da disciplina em pasta simples com elástico e identificada.



1ª atividadeProdução de história em quadrinhos: você deverá transformar o enredo da obra em uma história em quadrinhos. Esta, deverá ser composta de no mínimo 15 quadrinhos coloridos e  máximo 30, em formato de um mini-gibi. Segue o modelo.




 2ª atividade – Ficha literária : seguem anexas as questões que formam a ficha literária.


Roteiro (Ficha literária)



1) Faça um BREVE RELATO (mín: 10 LINHAS) da história que você leu e, em seguida, analise a narrativa, seguindo o roteiro abaixo para orientar suas reflexões.

INFORMAÇÕES DA OBRA

            A obra que você leu se enquadra no gênero narrativo e toda narrativa apresenta elementos que servem para compor a história. Sendo assim, esclareça:

2) ANÁLISE DO ENREDO

·         Qual o principal acontecimento da história? Justifique sua resposta.
·         Existe algo a ser conquistado ou a ser realizado pelas personagens principais? Justifique sua resposta.
·         Há dificuldades para que o intento se realize?Justifique sua resposta.
·         As dificuldades foram superadas? Justifique sua resposta
·         A situação vivida pelas personagens transmite alguma mensagem? Qual?

3)ANÁLISE DO TEMPO

·         Quando se passa a história? Caso não existam datas, existem indícios que sugiram a temporalidade? Quais?( funcionam como indícios: estações do ano, referencias históricas, etc.)Qual a importância desse período para a história?

4) ANÁLISE DAS PERSONAGENS

·         Quais são as personagens principais? Como elas são? Quais os tipos de comportamento elas têm?

5) ANÁLISE DO FOCO NARRATIVO

·         Quem conta a história? Existe intromissão do narrador?

6) ANÁLISE DA LINGUAGEM

·         Qual o nível de linguagem predominante?Justifique sua resposta, destacando trechos que a comprove.

7) APRECIAÇÃO DA OBRA

·         Qual a sua opinião sobre a obra lida? Que importância o tema abordado tem para você e para as outras pessoas de modo geral?








REC.P.TEXTO.7ª SÉRIE.2º.2012



RECUPERAÇÃO DE PRODUÇÃO DE TEXTO
(7ª SÉRIE) – 2º TRIMESTRE - 2012

      Caros alunos, conforme já exposto, a disciplina produção de texto possui um modelo avaliativo diferenciado. A recuperação será composta por 3 avaliações: Dois trabalhos (Valor: 3,0 pts, cada) feitos a partir da leitura de duas obras literárias, além de prova discursiva (3,0 pts) que abordará o conteúdo teórico trabalhado durante o trimestre. Fechando a nota, será concedido até 1,0 ponto de conceito (Avaliação subjetiva).

Prof. Daniel Lima/ Vinícius

Abaixo seguem os comandos dos trabalhos a serem realizados.

1)  Trabalho I (3,0 pts):

- A partir da leitura da obra I, produza uma resenha crítica, de acordo com o modelo padrão.


2)  Trabalho II (3,0 pts):

- A partir da leitura da obra II, produza uma ficha de leitura que siga o roteiro abaixo.

Ficha de Leitura
-Nome (aluno);
-Título da Obra;
-Editora;
-Tempo de Leitura;
-Data de Entrega da Ficha.

1) O Autor:
 a) Nome do Autor;
 b) Informações sobre o autor;
 c) Outras obras do autor.

 2) A obra :
a) Resumo (mínimo de 20 linhas);
b) A parte mais interessante do livro;
c) A parte menos interessante do livro.

3) A apreciação crítica do leitor:
a) Duas frases marcantes presentes na obra;
b) Valeu a pena ler esta obra por quê?
c) Esta obra fez-me refletir sobre...

IMPORTANTE: Os trabalhos deverão ser manuscritos (caneta azul ou preta), em folha pautada e com capa.









EXERC.REC.2º.TRIM.6ºANO.PORTUGUÊS


EXERCÍCIOS. RECUPERAÇÃO.2º TRIM. PORTUGUÊS ( 6º ANO)


1) Considere os seguintes períodos.

a)      Alberto nos disse que compraria uma casa muito grande.
b)      As crianças estavam sozinhas no casebre.
c)      Os cientistas descobriram um asteróide em rota de colisão com a terra.

A partir dos períodos acima, julgue os itens a seguir verdadeiros ou falsos.

(   ) No período A, temos na expressão destacada, um exemplo de variação de grau do substantivo, neste caso, aumentativo sintético.
(   ) No segundo período B, o substantivo em destaque encontra-se no grau aumentativo erudito.
(   ) Os três períodos possuem termos no aumentativo, seja analítico ou sintético.
(   ) O termo em destaque no período C  encontra-se no diminutivo sintético erudito.
(   ) O item destacado no período B é um claro exemplo de adjetivo.

2) Leia a tirinha a seguir.


A partir da leitura julgue os itens a seguir verdadeiros ou falsos.

(   ) De acordo com a tirinha, brincar de governo é fazer “bagunça”.
(   ) Apesar de contar uma história, a tirinha não pode ser considerada um texto.
(   ) A fala das personagens no último quadrinho sugere duas interpretações possíveis.
(   ) O termo nada, último quadrinho, demonstra uma crítica implícita ao vocábulo governo, presente no quadrinho I.
(   ) O vocábulo absolutamente poderia ser substituído por instantaneamente, sem que houvesse prejuízo quanto ao sentido.

3) Leia o trecho a seguir:

“Encontrei-a na rua 05, vestia uma velha blusa azul-celeste  que cobria-lhe o frágil corpo. Seus  olhos denotavam um brilho pouco expressivo, mas, pareciam dizer algo.O rosto de traços nipo-americanos trazia as marcas do tempo, ainda assim, tinha uma beleza ímpar, enigmática. Fiquei estático a contemplar tão frágil criatura”

A partir da leitura, julgue os itens abaixo verdadeiros ou falsos.

(   ) O adjetivo composto azul-celeste, L.I, manteria a forma singular mesmo que o substantivo a que se refere estivesse no plural.
(   ) Pela leitura do texto, é possível perceber certa compaixão e admiração do observador pela personagem que é a referência da descrição, isso pode ser percebido pela utilização de adjetivos como frágil e enigmática.
(   ) O adjetivo pátrio nipo-americanos, L.III, deveria vir no singular, pois, refere-se ao substantivo rosto.
(   ) A palavra estático (L.3) é um substantivo e poderia ser substituída por surpreso, sem que ocorra alteração de sentido.
(   ) Na linha IV,  os adjetivos ímpar e enigmática referem-se ao substantivo beleza, presente na mesma linha.


4) Leia os períodos a seguir:

I ) O corrupto foi preso em função do desvio de verbas.

II) O político corrupto foi vaiado pelos eleitores durante a sessão.

A partir da leitura, indique a classe gramatical dos termos destacados nos períodos I e II.
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5) Considere os seguintes períodos.

I) O atleta potiguar venceu a Maratona Internacional de Nova Iorque.
II) As camisas verde-limão são muito vendidas.
III) O garoto surdo-mudo foi beneficiado pela decisão da justiça.

A partir da leitura dos períodos acima, julgue os itens a seguir verdadeiros ou falsos.

(   ) No período I, o adjetivo potiguar refere-se a alguém nascido no estado do Espírito Santo.
(   ) O adjetivo composto surdo-mudo (período III), não sofre variação de número, pois, é formado por dois substantivos.
(   ) Há erro de concordância no período II, pois, o adjetivo composto verde-limão deveria vir no plural, concordando com o substantivo a que se refere: camisas.
(   ) No período III, a locução adjetiva “da justiça” poderia ser substituída pelo adjetivo “judicial” sem que houvesse prejuízo quanto ao sentido.
(   ) Quanto ao gênero, o adjetivo beneficiado é um biforme, ou seja, varia de acordo com o gênero do substantivo a que se refere.


EXERCÍCIOS.REC.2º TRIM.MÉDIO (PRODUÇÃO DE TEXTO)


LISTA DE EXERCÍCOS  DE RECUPERAÇÃO (P.TEXTO/ MÉDIO) 2º TRIMESTRE-2012


1º ANO

1) Leia o texto abaixo:

“Só falta o senado aprovar o projeto de lei [sobre o uso de  termos estrangeiros no Brasil] para que palavras como shopping center, delivery e drive-trough sejam  proibidas em nomes de estabelecimentos e marcas. Engajado nessa valorosa luta contra o inimigo ianque, que quer fazer área de livre comércio com nosso inculto e belo idioma, venho sugerir algumas outras medidas que serão de extrema importância para a preservação da soberania nacional: Nenhum cidadão carioca ou gaúcho poderá dizer Tu vai em espaços públicos; nenhum dono de borracharia poderá escrever a palavra ‘borraxaria; nenhum livro de gramática obrigará os alunos a utilizar colocações pronominais como ‘casar-me-ei’ ou ‘ou ver-se-ão [...]”

PIZA, Daniel. Uma proposta imodesta. O Estado de São Paulo, 08/09/2004

Com base na leitura do trecho acima responda as questões:

a) Defina o tema núcleo do texto lido e exponha a sua opinião a respeito do mesmo.
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b) Podemos dizer que o autor assume uma postura irônica com relação ao projeto de lei que visa sugerir medidas que inibam determinados usos da língua? Justifique sua resposta.
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2) Leia o quadrinho abaixo:



A partir da leitura do quadrinho julgue os itens abaixo verdadeiros ou falsos:

(   ) O humor constitui, no quadrinho, um elemento de crítica.
(   ) O quadrinho possui um caráter dissertativo, visto que, apesar do humor defende uma tese.
(  ) Implicitamente um dos personagens é responsável por referir-se a um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade brasileira: a insatisfação com os políticos.
(  ) A utilização do humor como recurso torna a crítica do quadrinho pouco produtiva.
(    ) Predomina no quadrinho a utilização de linguagem coloquial.

3)  Leia o texto que segue:
Infância perdida

    “Nossos ‘meninos de rua’ não são muito diferentes dos ‘meninos soldados’ de Serra Leoa ou das milhares de crianças vítimas de guerras espalhadas pelo mundo. Infelizmente, o Brasil está cometendo contra suas crianças a mesma violência que cometem outros países contra os direitos humanos dos pequeninos. Os brasileiros não podem se escandalizar com o que ocorre em outros países. Diariamente vemos, insensíveis, o que sofrem nossas crianças, sem escola, sem família, sem infância, sujeitas a maus-tratos, à prostituição, à morte e às drogas em cada esquina”

Ângela Luíza, VEJA, maio de 2005.


PROPOSTA DE REDAÇÃO:

A partir do texto acima, redija um parágrafo dissertativo sobre o tema “infância perdida”.

ORIENTAÇÕES:    

- Mínimo de 20 linhas;
- Redija-o à caneta;
- Esteja atento aos critérios de clareza, coesão e coerência;
- Dê um título a seu texto.


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2º ANO

1) Leia a charge a seguir:


A partir da charge responda as questões a seguir:

a) Considerando o tema da charge, produza um pequeno parágrafo argumentativo expressando sua opinião a respeito.




b) A charge é considerada um texto? Justifique
.




2) Leia o trecho a seguir.
           
“No Brasil, a situação econômica é cada vez mais problemática. Por ser muito problemática, a economia do Brasil atravessa vários problemas como: o aumento dos juros, o congelamento dos salários e o desemprego de muitos brasileiros. A crise econômica acarreta muitos problemas aos brasileiros.”

A partir da leitura do trecho, julgue os itens a seguir verdadeiros ou falsos.

(   ) O trecho encontra-se confuso devido a repetição desnecessária de alguns termos.
(   ) A repetição não pode ser vista como um defeito, visto que tem a função de reforçar o que está sendo afirmado.
(   ) O trecho lido poderia ser reestruturado da seguinte maneira: “A situação econômica brasileira é  problemática: aumento de juros, congelamento dos salários e desemprego.”
(   ) O principal defeito do texto lido é a redundância, visto que há repetição de vários termos de forma desnecessária.
(   ) Além da redundância, o trecho lido traz também o desrespeito às normas gramaticais, o que pode ser percebido através dos vários vocábulos grafados de forma incorreta.

           
3) Leia o trecho a seguir:

“Nas últimas décadas, a inovação tecnológica tem provocado mudanças substanciais na vida da sociedade. Entre essas mudanças não poderíamos deixar de incluir a internet. A rede mundial de computadores provocou e tem provocado uma verdadeira revolução em setores diversos da sociedade. Responsável por facilitar a vida de muitas pessoas, a internet também tem sido responsável por disseminar uma nova modalidade de crime, o que tem sido chamado de criminalidade virtual”
(Istoé, dezembro de 2004)

Tendo como base o trecho acima, redija um texto dissertativo atentando para os aspectos de clareza, coesão e coerência. (Mínimo de 20 linhas)

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3º ANO

Leia texto abaixo:
Internet: a revolução.
Daqui para frente, tudo vai ser diferente! Mais do que os versos de uma velha canção do Rei, a frase representa o que a Internet está fazendo conosco e com a sociedade como a conhecemos. Nunca foi tão fácil ter acesso à tamanha quantidade de informações e de fontes tão diferentes. Das guerrilhas de Chiapas, no México, aos laboratórios de tecnologia mais avançados do mundo.
Praticamente tudo pode ser encontrado na Rede. E não é só o acesso ao conhecimento que está mudando. A Internet está modificando a forma como as pessoas se relacionam, aprendem, compram, consultam o médico entre outras coisas. É por isso que muita gente está intitulando o período em que vivemos como a era da revolução da informação.
É bom deixar claro que se trata, antes de tudo, de uma revolução cultural. Um computador conectado à rede permite acesso à informação sobre os mais variados assuntos, onde quer que eles estejam localizados. Há opções para todos os gostos. Os mais intelectualizados podem comprar livros em uma livraria virtual. Os amantes da música pesquisam a biografia de seu compositor favorito, compram um CD que já está fora de catálogo e até copiam arquivos de música digital na Rede. As opções não param por aí. Os preocupados com a previsão do tempo têm à disposição uma centena de locais para checar as condições meteorológicas de qualquer local do planeta.
Mas, tudo tem dois lados, com toda revolução propiciada pelo surgimento da internet vieram também muitos problemas. A criminalidade virtual é o principal deles, a proliferação de crimes diversos gera uma grande discussão em toda sociedade, pois, a dificuldade de punição nesses tipos de crimes tem sido um grande problema, pela ausência de uma legislação específica.

                Apesar disso tudo, hoje em dia a internet passou a fazer parte de nossas vidas, viver sem ela seria “impossível” para alguns. Este é um novo mundo que nos traz a possibilidade de expandir nossos conhecimentos e nos oferece uma grande gama de possibilidades de entretenimento. Saber usá-la de maneira ordenada e produtiva é algo intrínseco a cada um.

                                                                                                                                                       ( Autor desconhecido- texto adaptado)


1)A partir da leitura dos textos, responda as questões a seguir:

a) Tomando como base a leitura do texto, estabeleça a relação entre os vocábulos INTERNET X REVOLUÇÃO.



b) Que elementos presentes no texto caracterizam-no como dissertativo-argumentativo?



2) Leia os anúncios a seguir.






A partir da leitura doa anúncio acima, julgue os itens a seguir.

(  ) Os anúncios publicitários acima, embora possuam predominantemente linguagem verbal, também são considerados textos, visto que possuem unidade de sentido.
(   ) Por serem comerciais, os anúncios lidos têm a mesma função: divulgar uma ideia.
(  )A linguagem predominante é a norma culta, mas, também poderia ser utilizada linguagem informal, pois, o anúncio publicitário permite variação de linguagem.
(   ) Os anúncios acima trazem exemplos claros de uma das principais características dos textos publicitários: A mescla de linguagem verbal e linguagem visual.
(   ) O slogan é um dos elementos fundamentais em um anúncio, esse elemento não aparece nos anúncios lidos.

                                                        
3) Leia o trecho abaixo:

A sociedade moderna e o consumismo: causas e possíveis saídas para esse problema.
A sociedade moderna se caracteriza por apresentar comportamentos muito peculiares. Entre eles, o consumismo tornou-se uma marca registrada da nossa era. Os motivos para isso são os mais variados: desde um ímpeto incontrolável à necessidade de suprir carências afetivas a bens materiais e de consumo tidos como primeiras necessidades à sobrevivência. O problema é que tal comportamento nem sempre traz bons resultados. Chegamos ao ponto de essa ânsia desenfreada pelo consumo ter sido incluída entre as doenças modernas e denominada de compulsão. Cura não há, mas pode, pelo menos, ser controlada se o indivíduo tomar as providências necessárias para o caso. “

PROPOSTA DE REDAÇÃO:

Produza um texto dissertativo a partir do tema central do trecho lido, atentado para as seguintes instruções:

- Mínimo de 20 linhas;
- Redija-o à caneta;


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